Os jornais estão sempre publicando matérias sobre economia, política e empresas, mas como isso afeta a nossa qualidade de vida?
Pensando nas principais dúvidas que recebemos nos comentários sobre os indicadores econômicos, vamos falar sobre o que é cada um deles e como afetam nosso cotidiano.
Os principais indicadores que vamos abordar são: PIB, IPCA, SELIC, IBOVESPA. e Dólar.
Cada semana vamos postar sobre um deles.
Abrimos a série falando do PIB - Produto Interno Bruto
O PIB representa a soma de tudo que foi vendido dentro de um País, Estado, Cidade, região ou até um segmento de mercado como comercio, indústria ou serviços.
Tudo que uma pessoa ganha é o seu salário ou renda, para uma empresa é o seu faturamento, já no caso de uma cidade é o seu PIB.
Para uma pessoa, quanto mais ela ganha melhor tende a ser a sua qualidade de vida, no caso da cidade quanto maior o PIB mais dinheiro para investir em educação, segurança, saúde, transporte e outras necessidades que melhoram a qualidade de vida de todos.
Assim como na vida pessoal, saber gastar de forma responsável é fundamental, para uma cidade, um estado ou um país, a qualidade de vida da população depende muito de quanto gera de PIB e também como os governantes gastam esse dinheiro.
Emerson Maia - 'Existe vida através dos números!"
Siga nas redes sociais: @maia.emerson