Anuncie Aqui

Documentário sobre as benzedeiras de São Pedro estreia no dia 12 de abril

Com entrada franca, o curta-metragem relata aspectos ritualísticos da prática religiosa e histórias de benzedores da região, alguns deles presentes no dia do lançamento

Por Folha da Região SP em 30/03/2025 às 11:02:03

Estreia no Cine Teatro São Pedro, no próximo dia 12 de abril, em sessão única e gratuita, um curta-metragem que relata os aspectos ritualísticos da "benzeção". Com roteiro e direção do cineasta Fabiano Liporoni, "Benzadeus" apresenta histórias de benzedores e benzedeiras de São Pedro e região e a diversidade dos métodos dessa prática religiosa ancestral.

Em 38 minutos, a produção audiovisual, viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, traz relatos inéditos sobre rituais e práticas populares que buscam trazer proteção, prosperidade, felicidade, saúde e bem-estar ao corpo e alma das pessoas.

"Das sete benzedeiras que aparecem no curta-metragem, cinco estarão no cinema, no dia da sessão, no evento de lançamento", revela o diretor, que se mostrou muito satisfeito com o resultado final. "Tecnicamente, é o trabalho mais perfeito que já fiz na vida. Executei aquilo que planejava e, ao mesmo tempo, todos os profissionais envolvidos agregaram ao projeto muito mais do que eu esperava", acrescentou ele, que há oito anos mora em São Pedro e já acumula mais de 30 anos no setor de audiovisual, com trabalhos dentro e fora do país.

Entre as benzedeiras presentes no Cine Teatro, dia 12 de abril, estão dona Conceição e Fabiane, mãe e filha que, com saberes transmitidos de geração em geração, conectam passado ao futuro.

A equipe técnica do documentário também chama a atenção. A trilha sonora foi feita especialmente para o projeto pelo músico inglês Wayne Hussey, conhecido por sua participação nas bandas de rock The Mission, The Sister of Mercy e Dead or Alive, além da direção de fotografia de Ricca Santana, celebrado fotógrafo de Piracicaba.

In memorian

O cineasta dedica "Benzadeus" à memória de sua avó e "anjo da guarda", Maria, que também era benzedeira. "Sempre gostei de ser benzido e, ainda menino, lembro dela me benzendo e tirando os quebrantos das pessoas, com água e azeite", recorda. "Após um tempo em São Pedro, passei a procurar personagens e pesquisar histórias de benzedeiras daqui. Foi assim que começou a nascer o documentário", disse Liporoni.

Serviço:

Estreia do curta-metragem "Benzadeus"

De: Fabiano Liporoni

Quando: 12 de abril (sábado)

Horário: 17h

Local: Cine Teatro São Pedro

Endereço: rua João Teixeira da Frota, 1.184, Santa Cruz

Entrada franca

Classificação livre

Comunicar erro

Comentários