Taxa SELIC (2 minutos) ( Aplausos)
Copom decidiu manter a Selic em 10,50%.
O Banco Central do Brasil, através do COPOM (Comitê de Política Monetária) resolveu manter a taxa SELIC em 10,50%a.a.
Os Juros no Brasil ainda são considerados muito acima do ideal para gerar crescimento econômico.
Com taxas de juros menores, as pessoas e empresas têm mais acesso ao crédito, assim, podem comprar mais, o comercio vende mais, as empresas produzem mais e para isso contratam mais pessoas, o resultado disso tudo é uma melhora na qualidade de vida da população em geral.
A grande vilã dessa história é a inflação, pois todo esse ciclo de prosperidade, tem como consequência, o aumento nos preços, esse aumento dos preços é o que chamamos de inflação, que é ilustrado pelo índice oficial, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
A preocupação com o aumento da inflação é um dos principais fatores que impedem a continuidade no ciclo de redução na taxa SELIC, além de outros fatores, como a tragédia recente no Rio Grande do Sul e a taxa de juros nos Estados Unidos, por exemplo.
As expectativas de inflação para 2024 e 2025 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 4,1% e 4,0%, exigindo atenção e acompanhamento de perto, considerando que a meta da inflação estabelecida pelo governo é uma inflação entre 1,5% e 4,5%.
Emerson Maia, "Existe vida através dos números!"
@maia.emerson