Dirigentes ligados ao Instituto Sindical participaram nesta manhã de terça-feira, 05 de novembro, da abertura da 26ª Sempat (Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho), realizada no Clube do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba. Esta 26ª Sempat, que prossegue até a próxima sexta-feira, dia 8 de novembro, tem como tema "Instituições públicas e privadas em defesa da vida do trabalhador", e é promovida pelo Cerest (Centro de Referência e Saúde do Trabalhador), em parcerias com os sindicatos de trabalhadores filiados ao Instituo Sindical.
No seu primeiro dia, a Sempat abordou "Boas Práticas da atuação sindical na prevenção de acidentes de trabalho", tanto no setor da construção civil como no setor das indústrias do papel, papelão e artefatos de papel, e metalúrgico. Nesse painel, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Artefatos de Papel (Sintipel), Francisco Pinto Filho, o Chico, juntamente com os diretores Gustavo Fischer, Fagner Eduardo de Oliveira (Zequinha), Ronaldo Francisco Marcelino e Osvaldo de Jesus Bolani, apresentaram suas experiências nas indústrias do papel, papelão e artefatos de papel voltadas a garantir a saúde e segurança dos trabalhadores.
Neste painel, coordenado pelo técnico do Cerest, Alessandro Nunes, o vice-presidente do Sintipel inclusive abordou todo histórico das ações desenvolvidas pelo sindicato voltadas a garantir a saúde e segurança do trabalhador, desde as primeiras ações desenvolvidas, desde a elaboração do manual de máquinas de papel até a realização a primeira Sempat. No painel "Organização das ações preventivas no setor do papel", os dirigentes do Sintipel falaram das ações que vem sendo desenvolvidas pelo sindicato junto às empresas do setor, visando garantir ambientes seguro de trabalho, sendo destacado a importância deste trabalho e do permanente aperfeiçoamento das políticas de saúde e segurança do trabalho.
Já diretores do Sindicato dos Metalúrgicos falaram sobre o tema "Atuando com a CIPA para prevenção de acidentes fatais no setor metalúrgico", enquanto que do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário falaram sobre boas práticas de combate aos acidentes de trabalho no setor de atuação,
A Sempat tem sequência nesta quarta-feira, seis de novembro, a partir das 8 horas, na sede do Simesp, com enfoque nas "Boas práticas das empresas na prevenção de acidentes de trabalho fatais". Já na quinta-feira, dia sete de novembro, também a partir das 8 horas, na Fundação Municipal de Ensino, será abordado o tema "Ações das instituições na prevenção de acidentes de trabalho fatais". A 26ª Sempat será encerrada na sexta-feira, dia oito de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 8 horas, quando haverá um painel multidisciplinar voltado "Às consequências dos acidentes de trabalho fatais, aspectos jurídicos, sociais e psicológicos que envolvem os familiares das vítimas".