A Professora Bebel (PT), candidata a prefeita pela Federação Brasil da Esperança, promote trabalhar forte para garantir que a mobilidade urbana seja planejada, assim como quer fazer uma segunda revolução no transporte público da cidade, assegurando mais ônibus em todos os bairros. Foi o que disse ao percorrer de ônibus, recentemente, o trecho entre o Terminal Central de Ônibus e o do Vila Sônia, que fazem parte da primeira revolução do transporte público da cidade, realizada na primeira gestão do prefeito José Machado, do seu partido, entre 1989 e 1992, quando foi implantado o bilhete único, em que o passageiro paga apenas uma passagem para percorrer toda cidade. "Com um bilhete, o usuário consegue chegar a qualquer lugar da cidade, bastando apenas descer nos terminais e trocar de ônibus", comemora.
Para isso, Bebel estabeleceu no seu programa de governo que estimulará e subsidiará a criação de uma cadeia produtiva de mobilidade limpa em Piracicaba, com mobilização de recursos federais, via BNDES, e internacionais, para apoio à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, em parceria com institutos de pesquisa, universidades e setor produtivo, para geração de emprego qualificado, renda e conhecimento, assim como instituirá uma política cicloviária municipal, articulada com os demais modais de transporte coletivo.
A candidata também tem o compromisso de apoiar o desenvolvimento de tecnologias de propulsão híbrida para veículos automotores que aproveitem, entre outros, as vantagens econômicas do etanol e de outros combustíveis limpos. Também irá aperfeiçoar a mobilidade rural, ampliando o acesso aos benefícios da urbanização à população que vive no campo, além de ampliar a gratuidades e subsídios tarifários do transporte público coletivo para estudantes, idosos, desempregados e pessoas que estejam em tratamento médico e necessitem se deslocar para acessar equipamentos sociais e de saúde.
Bebel tem compromisso ainda de criar uma política municipal de redução de velocidade no entorno de escolas e hospitais e outros equipamentos de grande circulação de pessoas, com sinalização adequada, para redução de acidentes. "Apoiaremos moradores e comerciantes na requalificação das calçadas com vistas à inclusão de pessoas com deficiência, crianças e idosos, a partir de suas demandas específicas para uso da mobilidade ativa", escreveu em seu programa de governo, aonde também tem o compromisso de estruturar a política de iluminação pública visando ampliar a cobertura de calçadas, para garantir a sensação de segurança dos cidadãos.
Bebel entende que o transporte público não é apenas para a população de baixa renda, mas sim para todos. "Com um ônibus de qualidade, conseguiremos diminuir os automóveis na cidade, aliviando o trânsito e a degradação do meio ambiente. Como embaixadora do governo federal, nossa proposta de revolução será feita com o investimento do BNDES, que é presidido pelo meu amigo Aloizio Mercadante", completa a candidata.