Anuncie Aqui

Na Acipi, Bebel chama atenção para os 90 mil pobres e diz prefeita terá apoio do governo federal

Candidata fará parcerias para resolver o problema da saúde, estenderá o horário das creches e recriará a Secretaria de Turismo

Por Folha da Região SP em 19/09/2024 às 09:43:09

No encontro com os candidatos a prefeito da cidade, promovido pela Acipi e outras 16 entidades organizadoras, a Professora Bebel (PT), candidata pela Federação Brasil da Esperança, alertou para os desafios da cidade que tem 90 mil pessoas vivendo na pobreza e deixou claro que se eleita contará com o apoio do governo federal para financiar projetos fundamentais na cidade, nas mais diversas áreas como saúde, educação, na infraestrutura, esporte e cultura, fundamentais para todos e especialmente para a população de bairros periféricos, que estão invisíveis dos últimos governos. No evento, realizado na noite desta última terça-feira, 17 de setembro, no auditório da Acipi, em que cada candidato teve a oportunidade de falar sobre temas sorteados, Bebel abordou suas propostas para a educação, saúde, turismo e infraestrutura urbana.

Ao abordar o tema educação, a Professora Bebel deixou claro que esse tema, que está intrínseco na sua vida, é primordial, uma vez que é quem forma o cidadão. Portanto, ela prefeita, a educação terá um olhar especial principalmente na primeira infância inclusive garantindo horário estendido nas creches, uma vez que a cidade conta com 22 mil mães solos e que hoje tem que deixar o trabalho para tirar o filho da creche que só funciona até as 17 horas. "Isso não é justo, além de garantirmos creche e escola em tempo integral, também vamos garantir horário estendido", disse, garantindo que os profissionais serão remunerados para isso, além de trabalhar na formação desses trabalhadores. Outra preocupação da candidata é de que o jovem não abandone a escola para trabalhar, assim como garantirá a educação pública de qualidade.

A Professora Bebel deixou claro também que pretende investir forte para alavancar o turismo, inclusive de negócios e ecológico, considerando as belezas naturais, que gera emprego e renda, lembrando que foi a autora de lei estadual que transformou Piracicaba em Município de Interesse Turístico (MIT). "Vamos mostrar o que é de bom de Piracicaba, expandir o turismo, que tem o Rio Piracicaba como o cartão de visita, os bairros rurais. Aqui tem uma pujança o turismo. Para isso, vamos recriar a secretaria de Turismo", declarou.

Sobre a saúde, a candidata disse que tem claro que o problema existe e que é preciso tomar medidas imediatas. Para isso, enquanto não for possível construir novas UPAS e UBSs, para ampliar a oferta de consultas médicas, exames e vagas hospitalares, Bebel disse que irá firmar parcerias com hospitais e clínicas privados, assim como ampliará os convênios com os filantrópicos, uma vez que a vida deve ser prioridade para qualquer gestor. "É preciso ter rapidez para resolver esse problema, uma vez que a população da cidade cresceu e o atual sistema público municipal não está dando conta da demanda", enfatizou.

Sobre a infraestrutura urbana, a Professora Bebel disse que a cidade sofre em função da inversão do plano diretor, que criou um sério problema na mobilidade urbana, uma vez que a cidade foi esgarçada e hoje Piracicaba conta com um vazio urbano de aproximadamente 50% da sua área. Para corrigir esta situação, pretende investir no transporte público, fazendo uma nova revolução no sistema, lembrando que a primeira foi feita na primeira gestão do prefeito José Machado, do seu partido, no final da década de 80. Além disso, pretende rever o plano diretor e investir na cidade em 15 minutos, aonde o trabalhador reside próximo ao seu trabalho, garantindo a construção de moradias para as classes das faixas um, dois e três nos vazios urbanos do município.

Em suas considerações finais, a candidata falou da sua proposta de fortalecer os bairros, uma vez que parte da cidade está invisível. "Precisa mudar muita coisa, Piracicaba pode mais, transformar e fortalecer os bairros e dar protagonismo. Colocar o esporte de base, dar a oportunidade de trazer as crianças para conhecer a cidade, com a colocação de mais ônibus", ressaltando que terá apoio do governo federal para investir na cidade, na saúde, na educação, enfim, naquilo que for estruturante, para que se tenha sustentabilidade estratégica para agora e para o futuro.

Voltou a falar da sua proposta de fortalecer a primeira infância, que inclusive conta com o financiamento do governo federal que apoia os municípios que aderem a proposta de escola em tempo integral. Por último, a candidata deixou claro que está disposta a conversar com todos os setores da sociedade, em defesa da cidade e do Rio Piracicaba, e que justamente por isso, recentemente esteve com os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e com o da Pesca, André de Paula.

Comunicar erro

Comentários