O candidato Alex Madureira, do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, declarou apoio a Helinho Zanatta (PSD), nesse segundo turno das eleições de Piracicaba. No 1º turno, realizado no domingo (6), Madureira obteve 48.338 votos (23,67%).
O apoio unifica o grupo de centro-direita de Piracicaba, que concentra a grande maioria do eleitorado da cidade. O forte impacto eleitoral dessa decisão pode ser medido pela soma da votação obtida por Helinho e Alex, que ultrapassa os 50% dos votos válidos no pleito de domingo. Juntos, eles superam com folga a votação de Barjas Negri, do PSDB, que ficou com 35,78% dos votos válidos.
A unidade da centro-direita de Piracicaba em torno de Helinho Zanatta isola Barjas como candidato da esquerda, já que o tucano deve contar com o apoio, até agora velado, do PT.
O apoio de Alex Madureira levou Helinho a ampliar suas propostas, incorporando pontos do programa do candidato do PL, entre eles o Poupatempo da Saúde, um grande centro de exames, especialidades e pequenos procedimentos, com atendimento sem fila e com hora marcada.
"Receber o apoio do Alex Madureira é muito importante. Vou agregar propostas que reforçam meu compromisso com Piracicaba, como o Poupatempo da Saúde. A população vai ter atendimento de especialidades, exames e pequenas cirurgias com hora marcada, sem filas", explicou Helinho Zanatta.
"Com fé em Deus e muito trabalho, espero que mais piracicabanos venham para o lado certo dessa disputa, o lado das pessoas que defendem a liberdade na economia, o empreendedorismo, a liberdade de expressão, a liberdade religiosa e os valores cristãos", complementou Zanatta.
O apoio de Alex a Helinho redesenha a política de Piracicaba, isolando o PSDB e o PT, e trazendo para a disputa municipal o mesmo espírito eleitoral que consagrou o governador Tarcísio e garantiu a ampla maioria de votos ao ex-presidente Bolsonaro em 2022.