A Professora Bebel (PT), candidata a prefeita pela Federação Brasil da Esperança, tem compromisso de valorizar os servidores públicos municipais e de manter negociações permanentes com a categoria, tanto que já assinou carta do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba nesse sentido. Esse compromisso assumido pela candidata não é à toa, mas por entender que "a valorização dos servidores públicos é fundamental para que a Prefeitura ofereça serviços públicos de qualidade à população", destaca.
Professora da rede estadual de ensino, a candidata Bebel tem uma vida em defesa dos serviços públicos de qualidade, missão que exerce desde o início da sua carreira no magistério paulista, em meados da década de 80, quando começou a atuar no movimento sindical, inicialmente como conselheira da Apeoesp. O seu engajamento foi tanto, que Bebel foi por cinco vezes presidenta estadual da Apeoesp e atualmente é sua segunda presidenta.
Foi com a finalidade de ampliar ainda mais a sua luta na defesa da educação pública de qualidade e dos serviços públicos de qualidade que a levou a disputar a eleição para deputada estadual em 2018, tendo sido eleita com 87.169 votos, e reeleita com 155.983 votos, a maior votação de uma deputada com domicílio eleitoral em Piracicaba.
Como deputada estadual piracicabana, Bebel participou ativamente da greve dos servidores públicos municipais de Piracicaba, deflagrada no primeiro semestre de 2022, quando a categoria reivindicava reajuste e reposição salarial. Ao participar das manifestações dos servidores municipais, inclusive, Bebel apresentou estudos do Dieese, mostrando que conforme sua arrecadação, a Prefeitura tinha, sim, condições legais de conceder o reajuste salarial de 21% à categoria e ainda havia recursos sobrando para que o município pudesse fazer um plano de valorização da categoria.
Como candidata a prefeita, Bebel entende como fundamental ter uma mesa permanente de negociação com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais, que representa a categoria, não só para debater a questão salarial, mas também sobre um plano de cargos e salários que valorize os servidores, assim como garantir ambientes seguro de trabalho. "Se queremos serviços públicos de qualidade, é fundamental respeitar e valorizar os servidores municipais, que são os responsáveis por prestarem um bom serviço à população piracicabana, seja nas unidades de saúde, nas creches e pré-escolas, enfim, em todos os setores, como por exemplo no saneamento público, garantindo o fornecimento d´água de forma ininterrupta em toda cidade", completa Bebel, dizendo que o orçamento da Prefeitura, superior a R$ 3 bilhões anuais comporta tanto uma política de valorização dos servidores, como da prestação de serviços de qualidade à população piracicabana.