Anuncie Aqui

No debate da EPTV, Bebel diz estar preparada para ser prefeita e que irá cuidar de Piracicaba

Candidata quer fortalecer os bairros, gerar emprego, investir no turismo, valorizar os servidores, estender o horário das creches e garantir mais saúde

Por Folha da Região SP em 30/09/2024 às 19:13:31

No debate com os candidatos a prefeito de Piracicaba, promovido pela EPTV, afiliada da Rede Globo, na noite de sábado e madrugada de domingo, a Professora Bebel (PT), candidata a prefeita pela Federação Brasil da Esperança, apresentou suas diversas propostas para cuidar da cidade. Bebel deixou claro que está preparada para ser prefeita de Piracicaba e que irá valorizar a cultura e o turismo, fortalecerá os bairros da cidade, tem propostas concretas para resolver a falta de água, incentivará o cooperativismo e as ações consorciadas para a geração de emprego, assim como quer resolver o déficit habitacional que é de nove mil moradias e que atinge a população de menor poder aquisitivo, além de fortalecer a educação, a base de tudo.

No turismo, a candidata Professora Bebel, que é autora da lei estadual que transformou Piracicaba em Município de Interesse Turístico (MIT), deixou claro que irá recriar a Secretaria Municipal do Turismo e impulsionar tanto o turismo de negócios como de lazer e fortalecer a economia criativa, o que gera empregos e renda. A candidata também deixou claro que irá fortalecer os bairros da cidade que hoje estão "invisíveis", garantindo os equipamentos públicos nas áreas de saúde e educação. "É muito triste andar por bairros da cidade e ver esgoto correndo a céu aberto", faltou.

Sobre a mobilidade urbana, a Professora Bebel disse que a cidade "vive um caos" e que é preciso revisar o Plano Diretor de Desenvolvimento do município, visando reduzir os vazios urbanos, assim como colocar ônibus nos bairros para atender a população. Para a geração de empregos, apesar de advertir que a política econômica do governo federal tem contribuído para a redução do desemprego no país, Bebel tem o compromisso de incentivar o cooperativismo e as ações consorciadas, assim como garantir incentivo para as médio e pequenas empresas.

A candidata também tem o compromisso de desenvolver uma forte política habitacional no município, que já teve a Emdhap, criada no primeiro ano do governo do então prefeito José Machado, do seu partido, para coordenar tanto a regularização fundiária de loteamentos, assim como para coordenar os programas habitacionais, buscando a construção de novas moradias na cidade, através do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, no que ela chama de "buracos urbanos", assim como poderá implantar aluguéis sociais.

Ao garantir que tem proposta para resolver a falta de água na cidade, Bebel lembrou que o candidato Helinho Zanatta (PSD), quando prefeito de São Pedro, optou em fazer asfalto com R$ 5 milhões que tinha em caixa, para construir a representa de Furnas, inclusive com sua licença aprovada, e hoje aquele município sofre com a falta de água, assim como foi o autor da resolução 233, de março de 2018, que equiparou a tarifa de esgoto a da água em 100%. "Lamentavelmente, a prática de São Pedro não condiz com o que o senhor está dizendo que fará em Piracicaba", disse. Ainda sobre o abastecimento d´água, Bebel destacou que foi a única deputada a ir à Justiça para contestar a parceria pública privada que privatizou o tratamento de esgoto, por já antever que faltaria recursos para saneamento no Semae, que hoje vive um colapso financeiro. Para romper esta parceria, Bebel diz que é preciso ter "segurança jurídica".

Em suas considerações finais, a Professora Bebel disse que não teve a oportunidade de falar da educação, "área mais importante, que forma todos os profissionais, que foi esvaziada neste debate, mas quero dizer que se eleita criarei a escola de tempo integral e a creche de tempo estendido, para atender as necessidades das mães trabalhadoras, e os professores serão valorizados". Também lamentou que candidato que votou contra os servidores públicos que acabou com a aposentadoria de aposentados e pensionistas diga irá valorizar os servidores municipais. "Os professores odeiam o subsídio, óleo de peroba na cara é bom", disse Bebel, que deixou claro que está aberta a discutir com todas as áreas, mas que está preparada para defender a população mais necessitada. Para deixar claro que a saúde será prioridade do seu governo, Bebel também destacou que tem como candidato a vice-prefeito o médico Dr. Perci, que foi coordenador das UPAS no governo do então prefeito José Machado. "Juntos, estamos preparados para cuidar de Piracicaba", finalizou.

Comunicar erro

Comentários