Ao mesmo tempo que a Subsede da Apeoesp está com inscrições abertas para o cursinho popular "Paulo Freire", a deputada estadual Professora Bebel (PT) comemora o lançamento da Rede Nacional de Cursinhos Populares, pelo governo federal do presidente Lula, que auxiliará os estudantes brasileiros, para ingresso no ensino técnico-profissional e ensino superior. Em Piracicaba, as inscrições para o cursinho "Paulo Freire" recebe inscrições até esta próxima sexta-feira, 14 de março, pelo link https://forms.gle/qaGVySqH4RtH5VBX9)
Em suas redes sociais, a segunda presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT), destaca que com apoio do seu mandato, o cursinho popular "Paulo Freire", que está no seu terceiro ano, conseguiu nos últimos vestibulares, que pelo menos 20 estudantes fossem aprovados com excelentes notas em universidades públicas e muitos outros no Enem.
Em Piracicaba, o cursinho preparatório "Paulo Freire", oferecerá 180 vagas para alunos que atendam as determinações estabelecidas na inscrição. O cursinho é inteiramente gratuito e as vagas são preferencialmente a estudantes da rede pública de ensino que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio.
Através do link, o aluno interessado fará uma pré-inscrição, cabendo à Subsede da Apeoesp fazer a triagem dos que se encaixam nessa prioridade. A deputada estadual Professora Bebel, que também é segunda presidenta da Apeoesp, diz que diante das dificuldades dos jovens de menor poder aquisitivo em conseguir bancar um cursinho particular, a entidade decidiu apoiar a realização deste cursinho popular. "Recebemos esta demanda e a Apeoesp em Piracicaba decidiu promover o cursinho que tem todo o apoio do nosso mandato popular", ressalta.
Rede Nacional de Cursinhos -- Para Bebel, a iniciativa do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana, de lançarem a Rede Nacional de Cursinho Populares, é extremamente necessária e compõe um conjunto de melhorias efetivas do governo federal quanto ao acesso e à qualidade da Educação.
O Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, chamado de Partiu IF, foi lançado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na última segunda-feira, 10 de março. O lançamento ocorreu durante o anúncio da criação da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), que promete ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social a ingressarem na educação profissional e no ensino superior.
O Partiu IF promete preparar 78 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental para o ingresso na Rede Federal até 2027. Já o CPOP visa garantir suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública que buscam ingressar no ensino superior, especialmente por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).??