Em nova pesquisa eleitoral estimulada realizada sobre a corrida municipal mostra a Professora Bebel (PT), pré-candidata a prefeita pela Federação Brasil da Esperança, aparece em segundo lugar com 18% de intenções de voto. A pesquisa, encomendada pelo Jornal A Tribuna Piracicaba, foi realizada pelo Instituto Índice Pesquisa, registrada sob número 01122/2024, realizada entre cinco e oito deste mês, tendo entrevistado 440 pessoas, sendo 53% do sexo feminino e 47% do sexo masculino, da zona urbana e rural, tendo margem de erro de 4%, divulgada nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, e confirma que neste cenário haverá segundo turno nas eleições municipais deste ano. A pesquisa foi apresentada via online por Maurício Munhoz, diretor do Instituto Índice Pesquisa, que já havia realizado uma pesquisa com o mesmo número de entrevistado e margem de erro de 4% em março deste ano, que também apontou a Professora Bebel em segundo lugar.
Nesta pesquisa estimulada, 37% disseram que se as eleições fossem hoje votariam em Barjas Negri (PSDB), Professora Bebel (PT), em segundo lugar, com 18,60%; Helinho Zanatta (PSD) com 14%; Alex Madureira (PL) e o prefeito Luciano Almeida (PP), empatados em quarto lugar, com 9%; Paulo Campos, com 7%; Vinícius Bena (PCB) com 1% e Edvaldo Brito (Avante) com 0,5%. Já 4,5% responderam que não sabem ou que não votarão em nenhum dos pré-candidatos.
A Professora Bebel, que acompanhou a apresentação da pesquisa, comemorou o resultado. "Estamos em segundo lugar e, portanto, estamos no páreo", disse, assegurando que haverá segundo turno nas eleições municipais deste ano e que continuará trabalhando para estar no segundo turno e para isso contará com apoio a militância.
A pesquisa também analisou a rejeição dos nomes dos pré-candidatos. 34,% responderam que não votariam de jeito nenhum em Luciano Almeida, enquanto que 18% em Barjas Negri, 15% na Professora Bebel, 7% em Edvaldo Brito, 6% em Vinicius Bena, 5% em Paulo Campos e Alex Madureira, 4% rejeitam Helinho Zanatta, enquanto que 6% responderam não saber.
COMPARAÇÃO -- Esta é a segunda pesquisa realizada pelo Instituto Índice Pesquisa sobre as eleições municipais na cidade. A primeira, realizada em março último, também com 440 entrevistados, apontou Barjas Negri (PSDB) com 34,5%, seguido pela Professora Bebel e por Alex Madureira com 15%, Paulo Campos com 9%; Helinho Zanata com 8%; o prefeito Luciano Almeida com 6,5%, enquanto que 7% disseram que não sabiam em quem votar e 5% afirmaram que não votariam em nenhum. Naquela pesquisa do primeiro semestre os nomes de Vinicius Bena e Edvaldo Brito não foram consultados, uma vez que não haviam se colocado como pré-candidatos.
AVALIAÇÃO – A pesquisa também avaliou a atual administração do prefeito Luciano Almeida: 39% consideram péssimo, 25% ruim, 25% bom, 2% ótimo e 9% não souberam dizer. Com relação aos problemas da cidade, 26% apontaram a saúde, seguida pela segurança com 14%, educação com 11%, enquanto eu para 10% tudo é ruim. Já 9% o transporte público, 6% a corrupção em licitação, 3% péssima administração, mesmo percentual atribuído às áreas da economia e obras. Cidade abandonada foi apontado por 2%, enquanto que 4% mencionaram outros problemas e 9% não souberam responder.